É no dia 30 de Setembro, dia da Secretária, do Secretário, dos profissionais de Secretariado. Este que é o seu dia, o meu dia, o nosso dia!
Esse dia é um dia para celebrarmos nossa profissão. E mostrarmos para o mundo o quão orgulhosas e orgulhosos somos, por seguir essa profissão tão incrível e essencial. Profissionais de Secretariado são responsáveis por desempenhar um cargo de extrema confiança dentro e fora das organizações e empresas.
Os profissionais de Secretariado são como uma engrenagem que une todos os departamentos. Pois, fazem com que tudo se desenvolva da melhor forma possível.
Falar do dia da Secretária / Secretário, é falar sobre muita luta por reconhecimento e respeito no mercado de trabalho.
Quem nunca foi desmerecida (o) por ser profissional de Secretariado? Justamente, algumas pessoas ignorantes nos veem como um cargo sem importância.
No entanto, são essas mesmas pessoas que ao conhecer realmente o nosso modo de trabalhar. Daí, percebem que nenhuma empresa consegue viver sem profissionais de Secretariado. Tudo, porque somos agentes facilitadores dentro das organizações.
E o que é ser um/uma agente facilitador (a)?
Isto significa, que temos que ter soluções para problemas que ainda nem existem, temos que estar sempre um passo à frente. E ainda, temos que nos comunicar e nos relacionar bem com toda a equipe. Dessa forma, os gestores poderão confiar no nosso trabalho de olhos fechados.
Importantissímo, é mesmo, sentir orgulho da profissão é algo muito importante. Porém, você não pode apenas mostrar seu amor pelo Secretariado, uma vez no ano. Necessariamente, você tem que vestir a camisa da profissão.
Para isso, é preciso ter orgulho diariamente e não só no dia da Secretária e do Secretariado.
Vamos exercitar esse orgulho?
Façamos com que todo dia seja dia 30 de Setembro?
Vamos mostrar ao mundo que nós profissionais de Secretariado somos mais que indispensáveis, somos um ombro amigo, uma palavra de conforto, somos a cola que une toda equipe, somos necessárias e necessários.
Sou Secretária (o) com orgulho
Grite aos quatro cantos: “EU SOU PROFISSIONAL DE SECRETARIADO E TENHO ORGULHO”. O amor por essa profissão é tanta que nem cabe dentro do peito. Porque, essa é a profissão que nós escolhemos seguir.
E muitas vezes, pode não parecer fácil, mas nada na vida é fácil. Por isso, pergunte a um colega de qualquer área e ele sempre terá algo a reclamar.
Não é sobre estar satisfeita, ou acomodada, é sobre ser grata pela profissão, e depois de ser grata, lutar, lutar e lutar por mais reconhecimento.
O Secretariado no século passado era uma profissão feminina. Mas, hoje em dia o Secretariado é uma profissão para todos.
Ser Secretária (o) é ter uma profissão acolhedora. Pois, há pessoas que se respeitam. E se souberem da sua força irão conseguir chegar a lugares nunca antes imaginados.
Então, vamos dar as mãos! Vamos nos unir, a união faz a força!
Nunca deixe ninguém dizer para você que você não pode ou que você não é capaz. Você é capaz sim! Você é profissional de Secretariado!
Vamos juntos e juntas na construção de uma linda história?
Uma história que começou a um tempo atrás com muita luta. Mas essa luta ainda não acabou. Precisamos ficar atentos e atentas aos direitos constitucionais que nossa profissão tem. E também, fazer com que esses direitos sejam respeitados.
Viva ao dia do Secretária e do Secretário
O dia da Secretária e do Secretário e a origem da profissão
Não dá para lembrar do dia da Secretária e do Secretário sem falar da origem da profissão. A palavra “secretário” vem do termo latino, secretarius, que significa uma pessoa a quem se confiam segredos. Nesses primeiros tempos, os secretários agiam como confidentes e assistentes de confiança de pessoas de poder e influência, muitas vezes desempenhando funções como escribas, recebendo ditados ou mesmo funcionando como conselheiros.
Por exemplo, a taquigrafia era uma habilidade inestimável para as secretárias.
Porque, a escrita era feita principalmente com cinzéis e pedra ou estiletes em argila, cera ou madeira.
Os secretários dessa época eram exclusivamente homens.
À medida que o comércio e o comércio aumentaram e se expandiram, e com a ascensão da classe mercantil, aumentou a necessidade de secretários. Nessa época, os secretários eram obrigados a ter uma ampla educação abrangendo diversos focos. Esses homens detinham poder, influência e posição social significativos neste ponto da história.
Durante o Renascimento, o trabalho de secretariado se expandiu para incorporar mais trabalho clerical, incluindo contabilidade e registros, arquivamento e atendimento de correspondência, além de atuar como estenógrafos (pessoas contratadas para tomar ditados e taquigrafar).
A História do profissional de Secretariado
A história e a posição do secretário mudaram irrevogavelmente na década de 1880. Um boom de expansão industrial instigou a necessidade de mais secretárias para lidar com a sobrecarga de papelada da época.
Com a invenção da máquina de escrever e a crença de que as mulheres eram mais adequadas ao uso da máquina de escrever do que os homens, porque seus dedos eram considerados mais hábeis, as mulheres deram seus primeiros passos no campo do trabalho de secretária.
Na década de 30
Na década de 1930, as mulheres representavam cerca de 95% de todos os trabalhadores de secretariado.
Porque, o cargo de secretária atraiu muitas mulheres e proporcionou-lhes a tão desejada oportunidade de trabalhar fora de casa. E assim, a liberdade que advém da independência financeira.
Mas esses desejos não deveriam ser plenamente atendidos. É incerto se foi o status diminuído da secretária ou a entrada das mulheres no campo que veio primeiro.
Mas seja qual for o caso, o brilho da posição de secretária para as mulheres estava diminuindo rapidamente;
Por isso, mesmo que lhes fosse oferecido um lugar na força de trabalho e oportunidades econômicas, elas trabalhavam por salários mais baixos do que seus colegas homens.
E ainda, eram tratados como subordinadas.
E geralmente não recebiam oportunidades de promoção e raramente eram capazes de usar suas faculdades superiores. Elas eram estereográficas, exerciam administrativos ou domésticos.
Um resumo sobre a história do profissional de Secretariado
Em essência, a secretária completou sua transformação total de uma posição de prestígio para um trabalho degradante.
E sem futuro naquela época. Mas não é aqui que termina a história da Secretária.
Por isso, o Secretariado tem uma história de muita luta e reviravolta.
As Secretárias reverteram o jogo se tornado peças chaves nas empresas.
Embora as mulheres ainda sejam predominantes como Secretárias hoje. os homens estão lentamente voltando.
Os secretários também, são incumbidos de mais deveres e responsabilidades.
Eles têm muitas oportunidades de progresso e trabalho independente em projetos.
Além disso, são incentivados a usar um conjunto de habilidades mais variada tanto quanto as mulheres, as Secretárias.
O futuro mais uma vez parece brilhante para a Secretária e Secretários.
Hoje em dia, o Profissional de Secretariado, seja Secretária ou Secretário são inerentes para empresas.
Eles são profissionais considerados o braço direito das grandes chefias.
E são indispensáveis inerentes para o funcionamento das empresas.
Esta é uma profissão muito dígna e valiosa para todos os tipos de organização.
Veja também:
Secretariado: As transformações e reconfigurações do trabalho em tempos de pandemia
Gratidão ao Secretariadohttps://www.secretariadodobrasil.com/senza-categoria/gratidao_ao_secretariado/
Envolva-se!
Comentários